O Segredo revelado: Não escreva para ser publicado. Escreva para escrever.

“Você se preocupa demais com os resultados. Quer muito atingir a publicação. Posso sentir sua frustração e isso não está ajudando em nada. Você vai acabar deturpando demais o processo, escrevendo para audiências específicas ou buscando gêneros e histórias que estejam em alta. Você não deve escrever para ser publicado, isso seria como tentar atingir um alvo em movimento e a falta de paixão vai ficar evidente na sua voz. O processo é tudo — não importa no que você trabalha ou o que você faz na vida, ninguém controla os resultados. A sorte é sim um fator. Ame o processo e entregue-se a ele. Ele é a única coisa que você pode controlar, é a única coisa que vai contentá-lo e, adivinhe só, é a única coisa que pode trazer os resultados que você está buscando. Se e não estiver se contentando com o processo, confie em mim, ser publicado não vai preencher esse vazio. Não estou dizendo que sou apenas um cara de sorte, mas que eu amo o processo de escrever coisas e que o executei por tanto tempo que finalmente o trevo de quatro folhas apareceu, e aqui estou eu.”

Leia o (incrível) texto completo no Medium do autor.

13 comentários sobre “O Segredo revelado: Não escreva para ser publicado. Escreva para escrever.

  1. Amar o processo da escrita e sentir tesão real por ela é algo que sinto. Mas saber como fazer alguém ler, é algo que eu desejaria muito.

  2. Boa tarde, eu concordo totalmente com “escrever para escrever”, tem coisa melhor do que escrever por pura paixão? Nada melhor do que se entregar a escrita, é uma sensação que faz a alma vibrar. Estava buscando inspiração, gosto de criar frases e meu namorado quer ser escritor. E espero que não leve a mal o que gostaria de fazer, quero compartilhar essa postagem na minha página no Facebook e no meu blog. Gostei muito do site e gostaria de divulga-lo!

  3. Eu sempre tive esse medo, quando passava o tempo lendo me imaginava com um livro pronto fazendo sucesso, e preste a ter um filme, sacou. Sempre fui motivado a buscar sucesso em qualquer coisa que eu faça, meus pais me criaram assim, e eu tenho um pouco de raiva por isso, ate hoje o problema de qual carreira seguir me prejudica, meus pais querem uma profissão que de dinheiro e eu quero augo que eu goste de fazer, mas minha vontade vai prevalecer, se preciso banco minha faculdade como um bom trabalhador faz, e estou decidido quanto ao que vou fazer e “arquitetura” não tem nada a ver né?! E toda vez que falo que quero escrever livros e tals, meus pais ficam com medo de que eu mude de faculdade já que “arquitetura” pra eles é aceitável, dai vai eu explicar que independente do meu trabalho eu vou sim escrever livros, e contar historias e muito mais.

  4. Escrever vem de dentro de você, mas a experiência que você adquire na vida contribui para as opiniões que você vai dar.
    Contar histórias sem vivenciar é muito raro, tem que ser muito bom nisso, até para ser poeta.

  5. Que blog bom! Gostei mesmo, acordei de um pesadelo aflitivo e pensei “se soubesse escrever bem eu escreveria um livro interessantíssimo com essa história” mas não sei se ainda tenho coragem de embarcar nesse ramo.

    Sinceros parabéns ao projeto.

  6. Que blog ótimo. Esse foi mais um poust que eu amei. Me identifiquei principalmente com o comentário do Gavriel Silvestre. Eu já estou no mercado de trabalho, já fiz duas faculdades, mas tenho a mente fértio, e nos últimos dias, comecei o rascunho do meu primeiro livro de ficção. Mas, como não almejar o sucesso? Como não querer que a minha trama vire filme?
    Desde já, parabenizo pelo blog.

    Abraços

  7. Sou uma apaixonada pela leitura , quero muito escrever um livro. Para ser sincero nem almejo sucesso , quero apenas poder viver da escrita.
    Tenho uma linda historia e estou disposta a conta-la em um livro. Para começar estou fazendo o que disse no seu poust , estou apenas escrevendo por prazer.
    O meu sonho e ter um pouco mais de tempo para me dedicar por inteiro a esse projeto.
    Até lá vou me divertindo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *