Oscar Wilde aconselha: “Não dependa da escrita para sobreviver”

oscar wilde

“O melhor trabalho na literatura é sempre feito por aqueles que não dependem dela para ganhar o pão de cada dia.”

Oscar Wilde, numa carta de 1890 a um aspirante a escritor.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, o documento foi encontrado na parte de trás de um velho guarda-roupa, na Inglaterra, em novembro de 2012. A carta tem 13 páginas sem datas. Estima-se que o documento tenha sido escrito por volta de 1890, quando Wilde começava a ganhar fama. Ela vai a leilão em breve.

Primeiro me mandam virar estivador, e agora isso.

[suspiro]

Uma bela paulada para esse Aprendiz aqui, que acaba de colocar o pé dentro do ramo de marketing editorial. Se bem que o próprio Wilde não seguiu muito a risca esse conselho, afinal, lucrou muito com o seu trabalho como editor.

5 comentários sobre “Oscar Wilde aconselha: “Não dependa da escrita para sobreviver”

  1. Acredito que o comentário dele se referia ao trabalho de criação, a escrita propriamente dita de romances e contos. O trabalho de editor, apesar de envolver a criatividade, é essencialmente de consultoria e curadoria.

  2. Minha mâe sempre me diz isso , rsrsrs , Por isso estou meio em dúvida , se começo a fazer logo alguma faculdade que me ajude a me especializar na escrita para futuramente me tornar autor , ou se faço primeiro engenharia e depois , dramaturgia , ou escrita . Dúvida crucial !

  3. É dificil é. Onde cada vez mais se publica, e fica dificil, no meio de tantos, aquele dá certo. Eu mesmo acho que viver de criação ( contos, poesia, romance) é uma tarefa das mais dificeis. Eu tenho em mim, que, quando você tem um respaldo financeiro, produzir depois fica mais facil. Um dos exemplos era o Lewis Carroll, criador de Alice no país das maravilhas. Ele era professor, que fez com que, lhe desse um respaldo para outras atividades, como literatura e fotografia. E sequer tinham noção do sucesso depois.

  4. a individualidade nos diz o que temos que fazer .. a imaginaçao e a unica coisa que eu tenho fazer outra coisa e EU deixar de ser EU MESMO o escritor deve escutar ele mesmo sempre…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *