[Perguntas & Respostas] Conto ou Romance: por onde eu começo a escrever?

Hoje a pergunta veio pelo Facebook do Aprendiz, do Thiago:

A questão é a seguinte, eu adoro literatura, desde Guimarães Rosa, Charles Dickens e Machado de Assis até Stephen King, Terry Pratchett e Tom Clancy (também leio Harry Potter sem dó). Sou apaixonado por boas estórias e enredos.
Eu também adoro criar, então, vira e mexe me dá uns comichões de querer escrever alguma coisa… fico pensando se escrever contos é um bom começo. O que vc me diz?

Oi Thiago.

O passo mais importante você já executa: lê bastante. Isso é ótimo. prova disso é o português do teu comentário. Uma pergunta bem construída com palavras legais e referências bacanas. Dá pra sentir até a sua postura no texto.

Nessa etapa inicial onde estamos apenas projetando idéias — chamada de concepção — o mais importante é apenas produzir.

Não “pense” em escrever conto, romance, poesia nem nada disso. Vai te limitar.

Só escreva. Depois é depois.

As preocupações relacionadas à forma, gêneros e demais classificações e etiquetagens do texto são tarefas das etapas seguintes à concepção. Misturar as coisas vai te atrapalhar.

Escreva, anote, grave recados de voz pra si mesmo pelo celular, ande com um bloquinho e uma caneta bacanas pra registrar tudo que estiver em mente.

Isso é o mais importante agora.

8 comentários sobre “[Perguntas & Respostas] Conto ou Romance: por onde eu começo a escrever?

  1. Muito obrigado por esse post! Ele é daquelas respostas simples, mas que volta e meia a gente simplesmente não consegue enxergar. Agora que li, faz todo sentido do mundo :)

  2. Adorei a orientação! Tinha a mesma dúvida….leio de tudo mas gosto mesmo é de crônicas….dá pra começar por ai? Poderia indicar alguns autores “obrigatórios” que seguem esse estilo literário ou que ajudariam um pretenso autor? Agradeço imensamente!

  3. Olá, adorei as dicas. Eu escrevi alguns contos e só tive coragem de postar um deles agora e o faço por capítulos. Gostaria que avaliassem o primeiro e dessem opinião. Agradeço muito.
    romanceenovela.blogspot.com.br

  4. Tenho muita coisa escrita e fico meio indeciso sobre como classifica-los,pois tenho medo de estigmatizarem-me como poeta e eu não gosto muito deste termo.mas são estas”coisas”que demostram muito o que sou,pois eu as escrevo direto do meu contato diário com o meu mundo.Eu tenho publicado umas”coisas”dessas no faceboock e tem sido bem recebido por meus amigos.mas eu queria mesmo coloca-los num livro.qual é o primeiro passa?
    Agradeço desde já se ao menos lêr esta pergunta e obrigado por existir

  5. Olá. Hoje descobri sua página, e confesso que fiquei muito feliz. Só não descobri como fazer para acompanhá-la, ou não existe essa opção?
    Escrevi meu primeiro livro, de ficção científica (um gênero do qual gosto muito), e estou na fase de revisão. Com a explosão de “autopublicações” na web, juntamente aos e-books, existe alguma boa estratégia de divulgação? Tenho usado uma rede social e até criei um blog. Gostaria de incluir sua página nele. É possível?

  6. Comecei a escrever um livro de romance, sou daquelas que amam um bom romance rsrsr, decidi buscar dicas de como escrever um livro e tals, mas o fato é a primeira coisa que achei foi que se começar por romance você vai se perder. Isso acaba com qualquer pessoa que gosta de romance e quer escrever um. Mas sou persistente e meu romance vai muito bem… Obrigada por sua dica ” – Não “pense” em escrever conto, romance, poesia nem nada disso. Vai te limitar.
    Só escreva. Depois é depois.
    Esta será a partir de agora minha frase de incentivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *