PraLer!

O convite fala por si só…

Em um mundo cercado de tecnologia e informação rápida, o grande desafio do Projeto PraLer é incubar a semente da literatura no terreno mais fértil – a mente das crianças. Para isso, foi desenvolvido o PraLer no Parque – um circuito de atividades lúdicas que incluem contadores de histórias, teatro de bonecos, oficinas de brinquedos, brinquedoteca pedagógica, entrevistas com autores infantis e atividades de familiarização com as bibliotecas.

As atividades serão realizadas em um dos ambientes mais confortáveis e convidativos da cidade: um roseiral, no jardim da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

As atividades acontecerão todos os domingos, entre os dias 12 de outubro e 28 de dezembro. Confira a programação das próximas edições do PraLer no Parque:

Dia 14 de Dezembro

Viva a festa e a Floresta (12h)
Cia Saladavinte de teatro com bonecos. Na floresta Encantada onde conviviam o Coelho, o Jabuti, o Macaco, o Sapo e até mesmo o temido Lobo. Os companheiros resolvem fazer uma festa para comemorar a chegada da Primavera, porém não contavam com a intromissão do  ganancioso caçador, disposto a tudo para vendê-los para o zoológico.

Projeto Versos sem Fronteiras (13h30)
Projeto de incentivo à leitura e escrita desenvolvido pelo Colégio Municipal Isabel Ribeiro Leal Leite, de Cotia, trará 50 crianças com idades entre 7 e 9 anos, que recitarão poemas de José Paulo Paes, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, entre outros escritores, além de poemas de autoria das próprias criança.

Cacá Lopes (14h)
No repertório, músicas de seu mais recente, CD “Carta a Um Amigo”, além de Trava-línguas de Sucesso, do Espetáculo CORDEL NAS ESCOLAS, que apresenta há 14 anos nas Escolas Publicas e Particulares de São Paulo, com seu parceiro Costa Senna. Acompanhado de violão, gaita e voz, Cacá Lopes é presença constante nos Palcos de Universidades, ONGs, SESCs e Espaços Alternativos da Cidade, com suas cantigas e cordéis.

Musicantes (15h)
O grupo recorre a um conjunto de atividades lúdicas e musicais, tendo sempre em vista o desenvolvimento da musicalidade dos participantes, ao lado do exercício consciente de diversas qualidades humanas. O grupo visa estimular tanto o resgate de jogos expressivos e brincadeiras musicais da cultura brasileira, quanto a criação de novas atividades lúdicas.

Oficinas de brinquedos – Sandra
Nos intervalos das apresentações acontecerão oficinas lúdicas, com uma brinquedoteca gratuita que disponibilizará piões, pernas-de-pau, bilboquês, jabolôs e cordas de pular, entre outros brinquedos, para o livre uso das crianças.

Dia 21 de Dezembro

Magia de Natal (12h)
Cia Saladavinte de teatro com bonecos. Baseado em  “O Conto de Natal”, de Charles Dickens. Dom Tomé, um velho rico e rabugento, esconde-se na floresta na noite de natal, para fugir da alegria. Ao adormecer, é visitado em sonho por Papai Noel e seus duendes que o farão passar por várias situações engraçadas e comoventes,  trazendo à tona a sua criança interior.

César Obeid (14h)
César Obeid, escritor, educador e cordelista, conta as histórias dos seus livros que tratam sobre animais; “O Cachorro do Menino” e “O Valente Domador”. Também são apresentadas lindas poesias sobre os bichos, além de versos improvisados.

Carlos Galdino (15h)
Apresentação do “Cordel pra ler o Mundo” – apresentação litero-musical em que a integração entre o público e o artista é a principal meta. Carlos Galdino, poeta e tradutor, é líder dos grupos artísticos Candieiro Incendiário e Coletivo S.A.M.P.A.

Oficinas de brinquedos – Sandra
Nos intervalos das apresentações acontecerão oficinas lúdicas, com uma brinquedoteca gratuita que disponibilizará piões, pernas-de-pau, bilboquês, jabolôs e cordas de pular, entre outros brinquedos, para o livre uso das crianças.

Onde: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Av. Paulista, 37, Paraíso, São Paulo, SP
Informações: (11) 3331-5549 ou estadoleitor@uol.com.br.

Divulgado? 🙂

7 comentários sobre “PraLer!

  1. Bruno, bacana esse post, puro incentivo à leitura em todas as idades. Ah, acabo de te convidar para participar do Meme 8 desejos-8 amigos. Você é especial, por isso estou curiosa prá saber dos seus sonhos. Passa lá.

  2. (Bruno, acabo de ver que você foi convidado pela Laura Fuentes a participar do meme, então, fique a vontade para deixar passar este meu convite, já que é sobre o mesmo meme.)
    Abraços,
    Olga ;o)

  3. Sou antenada em poesia (não por acaso, trabalho como assistente editorial do poeta Ulisses Tavares, conhece?), visitei seu blog e gostei muito.

    Olha, se puder, dá um toque para seus blogueiros e amigos olharem o site que gerencio:

    http://www.ulissestavares.com.br

    Sempre tem poesia nova lá e os visitantes concorrem a um livro autografado toda semana.

    Sem burocracia e sem despesa alguma. Basta clicar no site, enviar um e-mail e concorrer.

    Grande beijo e continue no caminho da poesia que o mundo precisa disso,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *