Trabalhe seu romance em oito etapas

Mês passado eu divulguei uma oficina de contos que o Marcelino Freire está ministrando lá Programa de Criação Literária e algumas pessoas me escreveram agradecendo, todos elogiando muito. Fiquei orgulhoso em fazer a ponte. Já fui oficineiro do Marcelino e pouca gente tem o jeito que ele tem para colocar as letras da gente pra fora.

Esse mês, a proposta do Programa de Criação Literária é tirar aquele seu projeto de livro da gaveta e levá-lo para oito encontros ao lado de André de Leones, ganhador do prêmio SESC, colaborador dos jornais O Estado de São Paulo, Rascunho e Jornal do Brasil e escritor com seu quinto livro em lançamento: Terra de Casas Vazias, pela Rocco, um “road book” escrito numa temporada do autor em Israel.

Andre2013_Cover

O André também posta no vicentemiguel, é um dos criadores do Histórias possíveis e colabora no Escritoras suicidas.

Oficinas à parte, acredito muito nessa fórmula:  um pacote de encontros ao lado de um coach literário competente.

Esse ritmo de aproximação e afastamento oferece motivação de sobra para qualquer Aprendiz de Escritor, veterano ou novato. Já vivi isso ao lado do saudoso Nelson de Oliveira (que os Deuses da Literatura o tenham em grande honra!) e sei o quanto um romance — ou mesmo só uma ideia de romance — pode se transformar nessa evolução acompanhada de perto.

Criar um romance assim envolve uma mistura de dicas técnicas e jogo estrutural por onde só quem já teve muita prática consegue conduzir quem está tentando encontrar o caminho literário. O André parece ter muito o que ensinar.

Um comentário sobre “Trabalhe seu romance em oito etapas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *